10 coisas importantes sobre o glúten

#1  O glúten é o nome genérico para proteínas encontradas no trigo, no centeio, na cevada e no triticale.

 

#2  O triticale é um produto híbrido do centeio e trigo.

 

#3  O trigo pode ser do tipos: durum ou duro, einkorn, emmer, espelta, kamut khorasan ou semolina.

 

#4 O glúten não está na aveia, no arroz ou em outros ingredientes básicos. A menos que por um processo que chamamos de contaminação ou contaminação cruzada.

 

#5  A contaminação cruzada ocorre quando há a presença de quantidade bem pequena de partículas ou migalhas que vieram de alimentos com glúten no alimento sem glúten.

 

#6  As pessoas que não podem comer glúten são as intolerantes ao glúten, que têm doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo. Eu, no caso, tenho sensibilidade ao glúten.

 

#7  Quais os alimentos que contém glúten na prática? Quase todos os pães, bolos, biscoitos, macarrões, pizzas e cervejas encontrados no mercado. E o principal motivo disso é o custo das farinhas utilizadas. Elas são bem mais baratas e mais comuns.

 

#8  Os alimentos que não contém glúten são as frutas, o arroz, o feijão, as carnes e peixes, o milho, a batata, a mandioca, as batatas. Além deles, os vegetais, os óleos e gorduras, as castanhas, a maioria dos temperos, leites e derivados, os chás e os cafés. E, claro, existe os pães, bolos, biscoitos e massas sem glúten. E, nesse grupo e em especial, temos os pães de queijo e os biscoitos de polvilho, que, ainda bem, não tem preços nas alturas.

 

#9  Alguns dos motivos para muitos dos produtos sem glúten serem mais caros são devido à necessidade de evitar a contaminação cruzada, aos processos de certificação sem glúten (não muito comuns no Brasil) e ao custo de desenvolvimento das receitas.

 

#10  Muitas das receitas sem glúten são bem mais difíceis de se executar do que as similares com glúten (ou glutinosas). Como por exemplo, os pães e as pizzas.

 

Referências:

http://www.healthline.com/health/allergies/gluten-allergy-symptoms

https://threebakers.com/why-are-gluten-free-products-so-expensive/

https://www.tuasaude.com